Equipamentos / Infraestruturas

As infra-estruturas da Freguesia vão no sentido de dar respostas aos problemas de melhoria de condições de vida da população no que respeita à higiene e salubridade, manutenção de estradas e caminhos, conservação de escolas, cemitério e recintos públicos.
 
É de uma forma rápida que as pessoas se deslocam de e para os meios urbanos, quer seja por viatura própria (encontra-se na Freguesia uma saída da Auto-Estrada A1 Lisboa-Porto), quer seja pelas empresas de transporte TRANSDEV e JOALTO, existindo aqui também uma praça de táxis. É na sede de Freguesia que se encontra o cemitério que cobre todos os lugares pertencentes. 
 
O abastecimento de água tem cobertura a 100%, sendo que no campo do saneamento essa cobertura cifra-se também na mesma percentagem. Relativamente a correspondência, esta Freguesia encontra-se equipada com um posto dos CTT, e os carteiros fazem o giro diário por todos os lugares da Freguesia. . A recolha de lixo é feita diariamente pelos serviços da Câmara, possuindo bases de contentores espalhadas por todos os lugares da Freguesia, bem como diversos Ecopontos. Um parque de merendas no lugar sede de Freguesia (junto ao Museu do Moinho das Lapas), irá ser construido, com vista a proporcionar aos cidadãos passar bons momentos junto da família e amigos. Esta Freguesia não possui corpo de bombeiros, embora tenha um Kit de Primeira Intervenção contra incêndios e pessoal habilitado. Possui duas estações de combustível, situadas na IC2, junto à saída da Auto-estrada.
 
A Freguesia de Cernache, é servida pelo Serviço Nacional de Saúde através de um posto médico, onde é possível o atendimento às mais diversas necessidades da população, para além de outras valências nomeadamente o rastreio do colo do útero, saúde infantil, saúde materna/planeamento familiar, vacinação crianças e adultos, etc. Quanto aos serviços de atendimento complementar, estes são prestados pelos Hospitais da Universidade e dos Covões, na sede de Concelho. Encontra-se também aqui disponível uma farmácia, para quem deste serviço necessite recorrer.
 
O apoio social na terra para além do prestado pela Junta de Freguesia, é feito por outras entidades, nomeadamente a Cáritas que possui um CAT e um Centro de Dia da Terceira Idade, bem como outras instituições privadas que possuem dois Lares de Idosos.
 
Três Escolas Públicas de 1º Ciclo situadas em Cernache, em Casconha e na Feteira, uma Escola de 1º Ciclo Privada, situada no Cimo de Olival e um Colégio Público com ensino do 5º ao 12º ano, situado em Cernache, servem as necessidades da terra no campo da Educação. Depois de concluídos os estudos secundários, encontra-se na sede de Concelho, Coimbra, várias Universidade e Institutos, onde é possível a continuação da carreira académica.
 
Três Jardins de Infância e ATL, situados dois em Cernache e um no Cimo do Olival/Cernache, satisfazem as necessidades das crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, durante o período diário, correspondente ao horário de trabalho dos pais.
 
Dois Pavilhões Gimnodesportivos em Cernache, e dois recintos desportivos, um no Loureiro e outro na Pousada, proporcionam a prática desportiva nos mais diversos tipos de desporto. Um campo de futebol de onze (terra batida) no CAIC e o Campo da Moita Santa (relva sintética), em Vila Nova, permitem a prática do desporto rei, sendo uma mais valia para quem de futebol seja adepto.
 
Terra culturalmente rica com um fervilhante espírito associativo, fez surgir aqui várias colectividades, que com muita competência e orgulho, efectuam um excelente trabalho de promoção dos valores e talentos da sua terra natal. Actualmente, partilham essa responsabilidade o Rancho Típico de Vila Nova, o Grupo Folclórico "Os Camponeses de Vila Nova", o Rancho Folclórico e Etnográfico  "As Moleirinhas de Casconha", Feteira Moto Clube, Associação Desportiva e Recreativa de Casconha, Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro, Associação Desportiva e Recreativa Os Vicentinos do Orelhudo, Associação Desportiva e Recreativa Vilanovense, Associação Desportiva e Recreativa "Os Dragões Unidos de Vila Pouca", Associação de Caçadores de Vila Nova, Associação Desportiva e Recreativa da Pousada, Associação Desportiva e Recreativa da Telhadela, Grupo de Cicloturismo de Vila Nova e União Desportiva e Recreativa de Cernache, que neste momento movimenta nos diversos escalões de futsal e de futebol, mais de trezentos atletas.