Gastronomia

Não podemos dizer que Cernache tenha uma Gastronomia própria, no entanto há pelo menos três produtos que embora porventura possam existir noutras regiões, as características dos mesmo são diferentes na nossa terra. Esses produtos são a "Chanfana", que em Cernache é feita com carne de Borrego, as "Escarapeadas", um doce feito de massa de pão,que embora se diga que terão chegado a Cernache através dos padeiros de Condeixa, são produzidas de outro modo, a ponto de os naturais daquela se deslocarem todas as Sextas Feiras à nossa terra em busca de tal iguaria e, finalmente, o "Bolo da Festa" de Nossa Senhora dos Milagres, que apenas sendo feito na época das Festas, é uma tradição ancestral.
 
Pratos Típicos
É iguaria da região, a Chanfana, que se confecciona da seguinte forma: coloca-se carne de carneiro partida aos pedaços, cebola, alho, pimentão, uma folha de loureira e vinho tinto em caçoila de barro castanho e leva-se a assar em forno de lenha. Depois de pronto, deve ser servida acompanhada de batata frita ou cozida.
 
Vinho da Região
São néctares da região, os Vinhos Maduros.
 
Doces Regionais
Fazem parte da confeitaria da região, Arroz Doce (arroz, leite, açúcar e canela) e os pasteis denominados “Escarpeadas” (massa de pão, mel, canela e azeite) que podem ser adquiridos nas padarias de Cernache, ou aquando dos festicais dos grupos de folclore locais.