Turismo

Para satisfazer a sede de cultura dos seus visitantes, esta freguesia tem para oferecer um património que é, essencialmente, uma herança cultural. Pode ostentar séculos ou milénios, mas deve sempre ser entendido como um conjunto de manifestações que emana dos mais diversos graus do conhecimento humano, gerado por múltiplas gerações que, à sua maneira, compreenderam a necessidade de transmitirem algo aos vindouros. O Património, passado ou actual, funciona sempre como a consciência unificadora de uma identidade histórico-cultural, como se pode verificar, visitando, a Igreja Paroquial e a Quinta do Conde de Esperança. 
 
Desporto Cultural e Lazer
Preocupados com o desenvolvimento integral do local, esta Freguesia dota-se de alguns meios como, espaços para diversão nocturna, designadamente, a discoteca "El Divino"
A vida de uma comunidade como Cernache, é feita de actividade múltiplas a que se juntam com rara felicidade, a dinâmica das suas associações, diversas e vocacionadas para a realização das pessoas e o progresso em geral.
 
São disso exemplo, alguns grupos de folclore que, desde a sua fundação, abraçaram a importante missão de recuperar, preservar e divulgar a tradição etnográfica ancestral da Região, a saber.
 
O Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova”, fundado em 15 de Agosto de 1982, que se integra na Associação Desportiva e Recreativa Vilanovense, e se encontra filiado na Federação do Folclore Português;
 
O Rancho Típico de Vila Nova, criado em 24 de Junho de 1974, que também se encontra filiado na Federação do Folclore Português;
 
O Rancho Folclórico Moleirinhas de Casconha, com sede no lugar de Casconha, que foi fundado em 11 de Dezembro de 1982.